
O Curso
O curso de Pedagogia UFRPE/UAEADTec busca proporcionar vivências em situações de pesquisa e análise crítica e de práticas pedagógicas, em situações escolares e não-escolares, por meio de atividades de pesquisa, ensino e extensão, de modo a poder contribuir para a transformação social e a melhoria do Sistema Educacional Brasileiro.
Desde 2010 o curso é ofertado e está organizado atualmente em 08 semestres com duração total de 04 anos. Tendo como objetivo propiciar uma formação sólida de profissionais do magistério da educação básica, preparando-os para a docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, assim como para a gestão educacional e de processos escolares dos sistemas de ensino.

Coordenador : Thiago Araújo da Silveira
Substituto Eventual :
E-mail: coord.lp.ead@ufrpe.br
Projeto Pedagógico
Matriz Curricular
Objetivo
• Oportunizar o acesso a conhecimentos de natureza técnica e científica necessários ao fazer docente e que contribua para o desenvolvimento do educando numa perspectiva da formação cidadã;
• Refletir sobre as questões legais e curriculares que definem o perfil docente no novo cenário de mudanças sociais, culturais, e tecnológicas vigentes;
• Favorecer o desenvolvimento de atividades científico e cultural capaz de ampliar a visão do campo de atuação do futuro pedagogo em todas as suas dimensões didático pedagógicas;
• Desenvolver competências em diferentes modalidades de ensino, e suas especificidades, que possibilitem a atuação pedagógica em espaços escolares e não-escolares;
• Desenvolver um processo formativo para a cidadania inclusiva e solidária;
• Desenvolver práticas de pesquisa que permitam a reflexão e a produção de novos conhecimentos na área da educação;
• Desenvolver atividades de extensão que possam intervir na realidade educacional local.
Campo de Atuação Profissional do Egresso
As diversas mudanças de natureza social, econômica, política e tecnológica por que tem passado a sociedade, demanda que o futuro pedagogo esteja preparado para enfrentar os desafios advindos dessas transformações. Além disso, as práticas pedagógicas deverão ser coerentes com o contexto tanto nacional quanto regional e local, exigindo do profissional da educação que assuma na sua prática docente uma perspectiva inter, multi, pluri e transdisciplinar, de modo que contribua para a formação do cidadão consciente dos seus direitos e deveres. Considerando tais demandas, o perfil do graduado em Pedagogia deverá contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso. Assim sendo, há de se pensar no campo de atuação do profissional que se quer formar.
O mercado de trabalho mostra-se bastante amplo para o futuro pedagogo, que poderá atuar nos seguintes locais:
• Administração escolar;
• Coordenação pedagógica;
• Supervisão educacional;
• Orientação educacional;
• Projetos educativos de instituições públicas e privadas;
• Ensino em diversos níveis e modalidades;
• Educação especial;
• Pedagogia empresarial;
• Pedagogia hospitalar;
• Editoras e Produção de livros;
• Espaços não escolares, como Organizações Não-Governamentais, Museus, hospitais ou empresas.
Livros do Curso:
LINK DA MINHA BIBLIOTECA PARA ACESSO AOS LIVROS DO CURSO