
O Curso
O curso de Licenciatura em História, na modalidade a distância, foi implantando no município de Carpina (PE) em 2010. Em 2011, duas novas ofertas foram realizadas, sendo a do primeiro semestre nas cidades Gravatá (PE), Pesqueira (PE) e Afrânio (PE) e do segundo em Carpina (PE) e Piritiba (BA). A motivação para a implantação do curso na modalidade a distância foi a de ampliar as possibilidades da formação de professores e professoras de Histórias nos diferentes lugares da nossa região.
Em um Estado com grande dimensão geográfica e muitas desigualdades sociais e educacionais, o acesso ao saber deve ser promovido fazendo-se uso de todos os meios possíveis. Inquestionavelmente, a educação a distância é capaz de incluir no sistema educacional pessoas que se encontram em espaços mais afastados dos grandes centros ou que por diferentes motivos não conseguiram/conseguem se inserir na dinâmica dos cursos presenciais, favorecendo assim a democratização de uma educação pública de qualidade.
Nosso curso de Licenciatura em História proporciona a formação de professores/pesquisadores responsáveis pela produção do conhecimento histórico que acontece em diferentes espaços de ensino e aprendizagem.
O campo de atuação do profissional de História tem se ampliado e está cada vez conectado às demandas sociais, políticas, econômicas e tecnológicas da sociedade, podendo atuar em instituições de ensino, fundações de pesquisa, museus, arquivos, espaços culturais, ONGs, com destaque para modalidade a distância, tendo em vista as experiências vivenciadas ao longo do curso.

Coordenador : Williams Andrade de Souza
Substituto Eventual : Lilian Debora Barros
E-mail: coord.lh.ead@ufrpe.br
Projeto Pedagógico
Matriz Curricular
Objetivo
- Propiciar uma formação técnico-científica e profissional, competente e coerente com a construção de uma sociedade mais inclusiva e mais humana, a partir do conhecimento histórico;
- Mediar o conhecimento histórico, procurando abordar temas e questões das sociedades do tempo presente, a partir do estudo do passado e sua própria relação com os projetos e perspectivas futuras;
- Estimular a interdisciplinaridade, de modo a possibilitar que os alunos estabeleçam relação entre os conhecimentos produzidos na História com os de áreas afins;
- Promover a relação ensino, pesquisa e extensão, orientando o aluno para atividades de ensino, de pesquisa e de extensão que lhe permita conhecer os conteúdos disciplinares e produzir novos conhecimentos e novas ações, sobretudo, aquelas relacionadas à promoção da história do município em que reside e/ou trabalha;
- Estimular a formação de professores com competências e habilidades para a elaboração de textos específicos e organização do trabalho pedagógico, levando em conta as condições sociais, econômicas e culturais de seus futuros alunos;
- Propiciar aos estudantes a reflexão sobre as questões inerentes ao processo de ensino-aprendizagem na educação escolar, através do estudo acerca das teorias e abordagens pedagógicas;
- Estimular o licenciado a utilizar diferentes linguagens (libras, escrita, imagética, audiovisual e oral) como suporte didático para trabalhar e produzir o conhecimento histórico;
- Incentivar os licenciados à utilização de recursos tecnológicos na escola, através da reflexão acerca dos contextos dos atuais aprendizes, e considerando as competências para o uso de metodologias da Educação a Distância;
- Propiciar aos alunos as condições necessárias para sua formação continuada em estudos na pós-graduação.
Campo de Atuação Profissional do Egresso
O curso de Licenciatura em História, modalidade a distância, da Universidade Federal Rural de Pernambuco oportuniza a formação de um profissional capaz de refletir, desenvolver e aplicar competências e habilidades alinhavadas aos desafios contemporâneos do ensino da história e atuação profissional congênere. Compreende-se, portanto, que o egresso do Curso deve estar apto a:
• Exercer com proficiência a docência no Ensino Básico;
• Coordenar projetos e pesquisas educacionais, dentro ou fora do sistema educacional;
• Participar da gestão escolar;
• Dominar os conteúdos científicos, pedagógicos e técnicos de maneira a promover a interação necessária para um ensino-aprendizagem eficaz;
• Interagir com a Cultura Digital e suas tecnologias na Educação e áreas afins;
• Desenvolver e inserir conceitos e tecnologias digitais no planejamento e currículo escolar e/ou projetos análogos;
• Implementar as tecnologias e aparatos digitais na prática pedagógica e atividades diversas no âmbito de sua atuação;
• Atuar no ensino, pesquisa, extensão, consultoria e profissões afins inerentes à educação e cultura digital no campo da história.
• Atuar na educação a distância, em qualquer nível e modalidade de ensino.
Livros do Curso:
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