Bacharelado em Administração Pública

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O Curso

 

O Curso de Bacharelado em Administração Pública (BAP) visa formar gestores com visão holística e estratégica das ações administrativas, das políticas públicas, dos serviços públicos e da atuação geral dos governos nas esferas municipais, estaduais e federais. Os alunos são capacitados para exercer a gestão de forma a contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da nação.

O curso tem o objetivo de formar profissionais com amplo conhecimento de administração pública, capazes de estruturar o planejamento, a execução e a accountability na gestão das organizações governamentais e não-governamentais, de modo pró-ativo, democrático, ético e crítico, com foco na transformação social e no desenvolvimento da sociedade.        

A partir da avaliação do Ministério da Educação (MEC), o BAP recebeu o conceito 4, considerado muito bom, numa escala de indicadores cuja pontuação máxima é 5. O MEC avalia a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente e técnico-administrativo e as instalações físicas.

 

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Coordenadora : Andressa Pacífico Franco Quevedo

Substituto Eventual :  Alessandra Carla Ceolin

E-mail: coord.bap.ead@ufrpe.br

 

Projeto Pedagógico do Curso

 

Matriz Curricular

Acesse aqui  a estrutura curricular do curso.


 

Objetivo

 

  • Formar profissionais capazes de ampliar os níveis de competitividade organizacional frente ao dinamismo das transformações no âmbito interno e externo às organizações;
  • Capacitar o estudante para agir dentro de princípios éticos, morais, legais e cívicos;
  • Propiciar formação integral do egresso através da pesquisa, estudo, analise, interpretação, planejamento, implementação, coordenação e controle das ações no campo da administração, fazendo vigorar a legislação e normas éticas a que está sujeita a gestão;
  • Despertar no estudante o interesse de atuar como gestor público empreendedor, preparado para enfrentar as mais diferentes situações do mercado e da sociedade, com iniciativa e criatividade para interferir na realidade, antecipando-se aos fatos ou adequando-se às novas tendências;
  • Capacitar o estudante para enfrentar os desafios e as peculiaridades locais e regionais do próprio mercado de trabalho, considerando a função social que deve exercer, por meio de uma formação sólida e uma visão holística em sua dimensão humanística e técnica;
  • Habilitar o estudante para atuar como gestor, envolvendo-se com decisões, estratégias e adversidades, buscando estabelecer vantagens competitivas no mercado, frente às mudanças impostas pelo ambiente;
  • Preparar a mão-de-obra já inserida no mercado e capacitá-la para atuação na gestão pública.

 

Campo de Atuação Profissional do Egresso

 

O profissional egresso do Bacharelado em Administração Pública do Instituto de Ciências Humanas e Sociais deverá apresentar sólida formação técnica e denso preparo de natureza sociopolítica, ambos centrados na compreensão de que os fins da Administração Pública são a promoção do interesse público e a valorização da cidadania. De modo específico, ele deverá apresentar o seguinte perfil:

  • Visão estratégica, com sólida formação conceitual sobre o campo de conhecimento vinculado à moderna gestão pública, bem como consciência da necessidade de busca de atualização permanente sobre os conteúdos da área de Administração;
  • Espírito crítico e analítico, fundamentado em práticas gerenciais avançadas, que o permita identificar fontes de mudança, problemas potenciais e, também, formular soluções adequadas à realidade das organizações;
  • Capacidade de liderar de forma proativa e de atuar em equipes multidisciplinares;
  • Competência para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo transformações;
  • Capacidade para investigar necessidades e para selecionar métodos de intervenção gerencial, de modo a assegurar a exatidão e a agilidade das técnicas administrativas demandadas pelas organizações;
  • Habilidade técnica e humana para compreender, integrar-se e intervir de maneira competente no processo de melhoria da eficácia e da eficiência dos órgãos públicos do país;
  • Habilidade de resolver situações, demonstrando flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais;

 

Livros do Curso:

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