Licenciatura em Física

 

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O Curso

O curso de Licenciatura em Física da UAEADTec/UFRPE é de caráter semipresencial e tem por objetivo formar profissionais com conhecimentos em Física e adequada formação pedagógica, visando preparar os licenciandos para o trabalho nas escolas de Ensino Fundamental (Anos Finais), Médio e Educação de Jovens e Adultos (Nível Médio), além de contribuir para sua formação cidadã. Dentro dessa proposta o cursista aprofundará seus conhecimentos da Física, utilizando a matemática como instrumento para a abordagem teórica, voltados para a investigação e aplicação dos conceitos científicos no cotidiano. Durante a graduação, o licenciando tem a oportunidade de refletir e aperfeiçoar sua prática pedagógica, abordando-a dentro dos eixos de ensino, pesquisa e extensão.

Grade Curricular

 

Grade Curricular


Objetivos específicos:


▪  Desenvolver habilidades e competências necessárias ao exercício ético da profissão docente;
 
▪ Fomentar reflexões teórico-práticas sobre abordagens multidisciplinares, interdisciplinares e transversais, no desenvolvimento de atividades práticas integrativas;
 
▪ Contribuir para a formação holística do licenciando com foco no ensino de Física, considerando aspectos teóricos e a experimentação, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação inclusiva, educação das relações étnico-raciais, educação tecnológica e educação não formal;
 
▪ Garantir um ensino com conhecimentos sólidos e atualizados em Física para abordar e tratar situações que envolvam a abordagem do conhecimento específico da formação, articulados aos conhecimentos pedagógicos;
 
▪ Instrumentalizar o licenciando para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, relacionando à Física, às tecnologias e a outras áreas do conhecimento;
 
▪ Compreender o papel social da escola, percebendo as conexões entre os conhecimentos propostos e construídos nos componentes curriculares e na prática docente, considerando e valorizando as relações entre a ciência, suas tecnologias e seus impactos sociais;
 
▪ Propiciar ao licenciando o domínio de métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição didática dos conhecimentos para os diferentes níveis de educação;
 
▪ Incentivar o licenciando à utilização de recursos tecnológicos no contexto escolar, agregando ambientes físicos e virtuais com uso de ferramentas e metodologias da Educação a Distância;
 
▪ Formar cidadãos comprometidos com a sustentabilidade, em seus aspectos sociais, ambientais e econômicos, considerando os objetivos e metas de desenvolvimento do milênio;
 
▪ Garantir um ensino problematizado e contextualizado, assegurando atividades e projetos, que viabilizem a indissocialização entre ensino, pesquisa e extensão;
 
▪ Propiciar reflexões teórico-metodológicas sobre o currículo e a gestão escolar, promovendo ações de ensino, na gestão de processos educativos e na organização e gestão de instituições da Educação Básica;
 
▪ Desenvolver no licenciando uma postura crítica de pesquisador sobre a própria prática docente em prol do seu aperfeiçoamento e da aprendizagem de seus alunos;
 
▪ Incentivar a pesquisa científica no ensino de Física, visando o desenvolvimento da ciência, da cultura, da tecnologia e da criação, de modo a possibilitar o contínuo aperfeiçoamento docente na formação continuada em estudos na pós-graduação.
 

Perfil do Egresso

 
O perfil do licenciando em Física caracterizar-se-á por múltiplas habilidades e competências construídas durante sua formação acadêmica, que estabelecem um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos, fundamentados em princípios, de forma integrada, interdisciplinar, contextualizada e democrática, articulada à transversalidade e às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).
 

Campos de Atuação

 
▪ Docência nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos e Educação a Distância;
 
▪ Espaços de educação não formal;
 
▪ Coordenação de projetos educacionais em espaços formais e não-formais;
 
▪ Gestão da escola;
 
▪ Produção de materiais didáticos diversos;
 
▪ Assessoria pedagógica;
 
▪ Consultoria no campo educacional.