No início de dezembro do corrente ano, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, pelo terceiro ano consecutivo, recebeu o Selo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Educação. Este Selo ODS EDU é um projeto vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília com atividades interdisciplinares que busca articular também, ações de pesquisa e ensino a partir de um pensamento crítico e de caráter emancipatório sob uma ótica do Sul Global . A UFRPE foi reconhecida por iniciativas e projetos que contribuem ativamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU). Em 2024, 47 projetos da nossa Ruralinda foram agraciados com o Selo, um aumento de 261% em relação a 2023.
A nossa Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia dentro deste cenário, tem inúmeros motivos para comemorar. O Projeto de Extensão Se. LAV capitaneado pelo Professor Rodrigo Gayger Amaro, juntamente com um grupo de discentes da UAEADTec, e em parceria com a Polícia Civil e Unicap logrou aprovação do selo ODS nas três atividades submetidas, desenvolvendo um protótipo de sistema especialista de apoio à decisão com dados bancários para a automatização da análise de tipologias de
lavagem de dinheiro no Estado de Pernambuco.
O Projeto Selo ODS é uma iniciativa resultante da parceria entre o programa UnB2030, o Instituto Abaçaf Brasil, o Projeto FIB2030 e o coletivo extensionista Roda das Minas, que visa a adaptar a tecnologia chamada Selo Social - desenvolvida pelo Instituto Abaçaf e aplicada em âmbito nacional - para o Selo ODS Universidades.
A iniciativa reconhece o trabalho organizações educacionais, públicas e privadas, que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de estimular a participação em ações que auxiliem no alcance das metas da AGENDA 2030, especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade.
A cerimônia nacional de certificação será realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento será no dia 20/03/2025, a partir das 14h.
Parabéns aos extensionistas!


