O Departamento de Biologia da UFRPE promove a atividade " Portas Abertas" durante a Programação da SNCT. Participe!

O Departamento de Biologia da UFRPE sediará nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2024 a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024 com atividades “portas abertas” para realização da divulgação científica com a temática “Biomas do Brasil: Riquezas da água e da Terra”. A ação extensionista será complementada com atividades “Extramuros”, onde a exposição de divulgação científica ocorrerá em escolas, conformo o cronograma abaixo. Este evento oferece uma oportunidade excepcional para estudantes e professores explorarem o fascinante mundo da ciência e da conservação ambiental.

Cronograma:

14/10 (tarde) – AçãO Portas Abertas - UFRPE/Campus UFRPE - Recife

15/10 (tarde) - Ação Portas Abertas - UFRPE/Campus UFRPE - Recife

16/10 (manhã e tarde) - Ação Portas Abertas - UFRPE/Campus UFRPE – Recife

16/10 (manhã e tarde) - Ação Portas Abertas - UFRPE/Campus UFRPE – UAST

16/10 (manhã e tarde) - Ação Extramuros em Escola – Jaboatão dos Guararapes

17/10 (integral) - Ação Extramuros em Escola – Escola Lions de Parnamerim

17 e 18/10 (integral) - Ação Extramuros em Escola - Chã de Alegria

18 e 19/10 (integral) - Ação Extramuros em Escola – Gravatá – Polo UAEADTec

20/10 (integral) - Ação Extramuros no Parque Estadual Dois Irmãos - Recife

21/10 e 22/10 (manhã e tarde) - Ação Extramuros em Escola – Serra Talhada

23/10 (integral) - Ação Extramuros em Escola - Paudalho

A ação PORTAS ABERTAS atenderá 12 ESCOLAS e 01 ONG com inscrição de 740 participantes, que terão a possibilidade de conhecer e nove laboratórios (didáticos e de pesquisa) e ter uma imersão pedagógica em projetos de extensão e ensino desenvolvidos por professores, técnicos e estudantes do departamento de Biologia. Os participantes vão conhecer esses espaços em sistema de circuito guiado por monitores (estudantes de graduação e pós-graduação). A atividade terá duração de três horas e no final do circuito serão acolhidos na Estação Cultural (Contação de história, com roda de diálogo, música, oficinas, jogos).

Circuito: Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis (LIAR), Laboratório de Ecologia do Plâncton (LEPLANC), Laboratório de Entomologia (LENT), Laboratório de Estudos Meiofaunísticos (LEMS), Laboratório de Entomologia Forense, Laboratório de Práticas de Genética, Laboratório de Sistemática Integrativa (LASI), Herbário Professor Vasconcelos Sobrinho (PEUFR), Minimuseu da Vida Animal e PET Biologia/UFRPE. Além dos laboratórios do Departamento de Biologia, teremos participação das de atividades dos laboratórios do Curso de Licenciatura em Física (UAEADTec), Labentos e NepeQui (UAST) e o Lapec (DMFA/SEDE).

Este conjunto de ações para disseminação da Ciência está sendo apoiado com recursos oriundos de projetos aprovados pelo MCTI -CNPq e FACEPE, sob a coordenação dos professores, Betânia Guilherme, Ednilza Maranhão, Mauro de Melo Junior,  bióloga Ieda Ferreira de Oliveira e equipe executora composta por vários docentes do Departamento de Biologia, técnicos e estudantes de pós-graduação do PPG Biodiversidade.

Para acessar toda a programação acesse o instagram do evento: @snctufrpe

card