A Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem dão as boas-vindas ao pesquisador doutor Renan Marques Liparotti, além de parabenizar o jovem pesquisador e seu supervisor, o Prof. Dr. Natanael Duarte de Azevedo, docente lotado na UAEADTEC e professor permanente do PROGEL, pela aprovação do projeto “O ensino das línguas e culturas clássicas no Brasil” na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 21/2024 – Programa Conhecimento Brasil - Atração e Fixação de Talentos.
O Programa Conhecimento Brasil do CNPq trará de volta ao país cientistas brasileiros que atualmente residem em 34 países de todos os continentes. Com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), gerido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Programa busca atrair de volta ao país os talentos da chamada diáspora científica e é uma das ações prioritárias definidas pelo conselho do Fundo. "Os dados permitem afirmar que o Conhecimento Brasil é uma ação acertada e que, felizmente, foi bem compreendida e aceita pela comunidade científica. Estamos satisfeitos por poder proporcionar oportunidades de retorno e de cooperação a nossos pesquisadores no exterior", afirma o presidente do CNPq, Ricardo Galvão.
O pesquisador Renan Marques Liparotti, sob a supervisão do Prof. Dr. Natanael Duarte de Azevedo, irá atuar no Laboratório de Estudos da Linguagem, Literatura e História (LANGUE) com atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação com o desenvolvimento de tecnologias para a didática das línguas clássicas, com foco no ensino de latim e grego nas universidades brasileiras, iniciando pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), visando modernizar os métodos de ensino, fortalecer a área de estudos clássicos no Brasil e promover a internacionalização através de parcerias com instituições renomadas.
