PROGEL/ UFRPE promove o I Seminários de Estudos Literários e Culturais – SELC 2024.

Entre os dias 29 de maio a 26 de junho, o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizará o I Seminários de Estudos Literários e Culturais – SELC 2024 com foco em abordagens interdisciplinares nos eixos de literatura, linguagem e educação para compartilhamento de leituras e pesquisas articuladas à análise literária.


A iniciativa foi idealizada durante a disciplina Seminários Avançados em Análises Literárias, Culturais e Históricas ministrada pela professora e vice-coordenadora do PROGEL, Dra. Ivanda Maria Martins Silva. Os mestrandos da disciplina participam como palestrantes e mediadores. A programação será realizada na modalidade remota pelo Google Meet com as inscrições gratuitas. Haverá, ainda, certificado de participação. O formulário de inscrição encontra-se no link: https://doity.com.br/selc-seminarios-de-estudos-literarios-e-culturais .

Com o intuito de fomentar o debate e propor contribuições nos estudos literários e culturais, o SELC foi dividido em eixos temáticos: Literatura, Linguagem, Educação e Cultura Digital. No dia 29 de maio, serão investigadas as abordagens  dialógicas de Bakhtin e a pedagogia do diálogo de Paulo Freire; a educação reflexiva e o campo literário: conexões com o enfoque de Bourdieu e a abordagem de Bell Hooks em conexões dialógicas com o enfoque de Paulo Freire: ensinando a transgredir no campo artístico-literário.

 

A revolução tecnológica e as conexões para além das fronteiras também serão objeto de discussão no SELC. No dia 5 de junho, os autores Lévy, Chartier, Santaella e Genette vão ser debatidos tendo como pauta norteadora a literatura na cultura digital e as mudanças no campo literário, nas relações com o livro, a leitura e a escrita. Ainda será foco de análise a literatura e sociedade: o enfoque de Candido e as contribuições da sociologia da literatura.


Outra temática atual, as abordagens teórico-metodológicas direcionadas para as práticas de letramentos literários digitais, multimodalidade e formação docente. No dia 12 de junho, a escola, a literatura e as mediações do professor: os enfoques de Zilberman e Lajolo; além do letramento literário e paradigmas do ensino de literatura: o enfoque de Cosson.


Práticas pedagógicas inovadoras e diversificadas com usos de recursos/materiais educacionais abertos em ambientes on-line serão apresentadas no dia 19 de junho. O ensino de literatura, metodologias ativas, educação aberta na cibercultura; linguagem, literatura e história: conexões dialógicas e transdisciplinares.


Para encerrar as reflexões e os estudos, no dia 26 de junho o SELC traz como proposições a serem discutidas: linguagem, literatura, intertextualidade e interdisciplinaridade: o texto literário como espaço de abordagens inter/transdisciplinares; a literatura, linguagem e Semiótica na cultura digital: conversas com Eco e Santaella; literatura comparada, linguagem e perspectivas interdisciplinares; a abordagem dialógica de Bakhtin: o cronotopo - relação indissociável entre tempo-espaço na arquitetura ficcional da obra literária em processos de interação com a sociedade.

 

PROGRAMAÇÃO - SELC 2024
Período: 29 de maio a 26 de junho (quartas-feiras)
Horário: 14h – modalidade remota (Google Meet)
Professora orientadora: Dra. Ivanda Maria Martins Silva
Comissão organizadora: Maria Marcia da Silva, Muriel Prado de Melo Júnior, Raphaela Nicácio da Silva Lopes, Robério Gomes, Tania Mara Rupp Bourbon Nava.

 

DIA 29/05
Mediadores: 
Thuany de Almeida Matos e Tania Mara Rupp Bourbon Nava

  • “Literatura, dialogismo bakhtiniano e pedagogia do diálogo: conexões entre Bakhtin e Paulo Freire” – Palestrante: Maria Marcia da Silva.
  • “Literatura, linguagens, gêneros e a abordagem dialógica de Bakhtin”  – Palestrante: Alessandro Santos.
  • “A educação reflexiva e o campo literário: conexões com o enfoque de Bourdieu” – Palestrante: Josemar dos Santos Ferreira.
  • “A abordagem de Bell Hooks em conexões dialógicas com o enfoque de Paulo Freire: ensinando a transgredir no campo artístico-literário” – Palestrante: Rodrigo Matos.

 

DIA 05/06
Mediadores: 
Priscila Carolina Virginio dos Santos e Maria Marcia da Silva

  • “Literatura na cultura digital: outros modos de ler em face da ciberliteratura – dialogando com Lévy, Chartier e Santaella” – Palestrante: Raphaela Nicácio da Silva Lopes.
  • “Literatura, intertextualidades e transtextualidades em tempos de cultura digital: o enfoque de Genette” – Palestrante: Muriel Prado de Melo Júnior.
  • “Literatura e sociedade: o enfoque de Candido” – Palestrante: Ana Cristina Vieira.

  • “Literatura e sociedade: contribuições da sociologia da literatura” – Palestrante: Francinalva Leite Rocha.

 

DIA 12/06
Mediadores: 
Roberio Gomes, Manuela Christina Marques da Paixão e Silva

  • “Literatura, letramentos digitais, multimodalidade e formação docente”  – Palestrante: Yone Regina de Oliveira Silva.
  • “A escola, a literatura e as mediações do professor: os enfoques de Zilberman e Lajolo” – Palestrante: Ester Cardoso da Silva.
  • “Letramento literário e paradigmas do ensino de literatura: o enfoque de Cosson” – Palestrante: Mirelly Lucena de Lira.

 

DIA 19/06
Mediadores: 
Raphaela Nicácio da Silva Lopes e Ester Cardoso da Silva

  • “Ensino de literatura e metodologias ativas” – Palestrante: Robério Gomes.
  • “Ensino de literatura e educação aberta na cibercultura” – Palestrante: Juliana de Carvalho Barros.
  • “Linguagem, literatura e História: conexões dialógicas e transdisciplinares” – Palestrante: Bianca do Carmo Pereira Brito.

 

DIA 26/06
Mediadores:  Bianca do Carmo Pereira Brito e Yone Regina de Oliveira Silva

  • “Linguagem, literatura, intertextualidade e interdisciplinaridade: o texto literário como espaço de abordagens inter/transdisciplinares” – Palestrante: Manuela Christina Marques da Paixão e Silva.
  • “Literatura, linguagem e Semiótica na cultura digital: conversas com Eco e Santaella” – Palestrante: Priscila Carolina Virginio dos Santos.
  • “Literatura comparada, linguagem e perspectivas interdisciplinares” – Palestrante: Tania Mara Rupp Bourbon Nava.
  • “A abordagem dialógica de Bakhtin: o cronotopo - relação indissociável entre tempo-espaço na arquitetura ficcional da obra literária em processos de interação com a sociedade” – Palestrante: Thuany de Almeida Matos.
card

 

 

card