UAEADTec celebra Dia Nacional da Pessoa Surda

Sobre fundo laranja claro, está escrito, no topo da imagem: "Dia Nacional da Pessoa Surda. 26 de setembro. A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as iaguladades. Paulo Freire.". Abaixo, está um desenho com uma mulher branca fazendo o sinal de Libras, virada para um homem branco, que olha para ela. Do lado do homem branco, está uma mulher negra. Perto de sua boca, está um balão de conversa contendo o sinal de Libras. Todos estão sorrindo. Abaixo, estão os logotipos da UFRPE e da UAEADTec em azul escuro.

A importância da Língua Brasileira de Sinais na otimização da  inclusão comunicacional e social às pessoas surdas

O Dia Nacional dos Surdos é celebrado no Brasil em 26 de setembro. A escolha da data remete ao dia da fundação da primeira escola para pessoas surdas do país, O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857.

Uma das conquistas de suma importância para a comunidade surda é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Promulgada pela Lei 10.436 de 2002 e regulamentada pelo Decreto 526 de 2005, a Libras é um instrumento legal e inclusivo que visa garantir às pessoas surdas o acesso à comunicação apropriada, à educação, à saúde, às informações e à inclusão social.

Ela também é utilizada para institucionalizar a formação de profissionais, a exemplo de professores, instrutores a se capacitarem em Libras, para poderem mediar o processo da comunicação especializada.

De acordo com o último censo demográfico realizado em 2010 pelo IBGE (Instituto de Geografia e Estatística), cerca de 9,8 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de deficiência auditiva. O número de pessoas com alguma dificuldade de audição representa a proporção de 5,2% da população do país.

Contudo, é necessária por parte da sociedade, uma maior conscientização sobre o processo de empatia e, principalmente, compreender que além de as pessoas surdas terem direitos assegurados por Lei, elas reivindicam outros direitos, incluindo o respeito e a inclusão.

Nesse contexto, as Universidades, em especial, à UFRPE, por meio da Seção de Acessibilidade da UAEADTec, utilizam-se deste instrumento agregador, que é a Educação, em todos os seus significados, para mediar o processo de diálogo, sensibilização e incorporação de novas atitudes da sociedade, começando pelo processo de empatia e a inclusão social.