UAEADTec abraça Campanha de Conscientização sobre Autismo

Mulher vestida com camisa azul gesticula ao lado do cartaz da UAEADTec em apoio ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo na área externa de um prédioMulher de camisa azul gesticula ao lado de cavalete com cartaz enquanto 11 pessoas ao seu redor assistemNove pessoas estão em pé, formando um semicírculo na área externa de um prédio. Uma delas é uma mulher, que fala e gesticula.

Escrito por Acessibilidade UAEADTec

A Seção de Acessibilidade da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (SETAC-UAEADTec-UFRPE) promove campanha de conscientização sobre o Autismo, comemorado em 2 de abril.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de disseminar com a sociedade, uma proposta que minimize a discriminação e o preconceito às pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As características principais identificadas em pessoas com TEA estão relacionadas aos desafios de socialização.

É importante alertar que nenhum autista é igual a outro e nem sempre as características que as colocam no espectro são claramente perceptíveis. Conhecer algumas destas características nos ajudam a saber entender e lidar em casos de situações de conflito, além de proporcionar um espaço acolhedor a pessoas do espectro. Mas lembre-se a dificuldade percebida em um autista, não se aplica a todos. O ideal é sempre ficar atento as características de cada um (mesmo que para você pareça ser diferente), sem julgamentos, ridicularizações ou censura. Isso se aplica a todos nós, não é mesmo?

Aqui na universidade podemos conviver com pessoas (professores, técnicos, colaboradores ou alunos) que são do espectro, ou do espectro ampliado sem identificarmos que são autistas. É direito das pessoas com TEA se identificarem ou manter descrição. Caso você se identifique com características do espectro, isso não determina que seja autista. Assim, se você tem alguma suspeita, busque por ajuda profissional. Mesmo depois de adulto, ter o diagnóstico o ajudará a entender melhor seu passado e se adaptar as situações sociais presentes.

Na manhã do dia 3 de abril, a comunidade da UAEADTec realizou um espaço de diálogo, visando contextualizar a importância da reflexão, de novas atitudes de inclusão e do processo de empatia, proferido pela coordenadora da SETAC, a Professora Lilian Débora Barros. Ao final do encontro, foram distribuídos adesivos com a marca da campanha, fortalecendo a conscientização com o processo de empatia por estudantes, técnicos em educação e docentes vinculados(as) à referida Unidade. “Conscientização e Inclusão fazem parte da nossa história, por isso estaremos sempre juntos lutando pela acessibilidade, acolhimento e equidade social”, ressalta a gestora Lilian Barros.

Mais informações: acessibilidade.ead@ufrpe.br