Programa de Pós-graduação em

Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Sobre o Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância:

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância é presencial, credenciado pela CAPES e busca fornecer ampla formação a profissionais que desejam adquirir uma base teórica e quantitativa orientada à busca de soluções efetivas de problemas práticos nas áreas de educação a Distância.


Encontro com a Coordenação:

Com o objetivo de oferecer todas as informações necessárias para respaldar as decisões dos potenciais alunos, periodicamente são realizados encontros com a Coordenação do programa de Mestrado.


O Curso prepara o aluno para:

A busca de soluções práticas nas áreas de Educação a Distância.


A quem se destina:

Profissionais que buscam o aprofundamento técnico e prático dos principais conceitos de Educação a Distância por meio do conhecimento e da aplicação de disciplinas que trabalham com informática e educação nas questões essenciais da área.


Objetivo:

O Mestrado Profissional irá inserir no mercado profissionais com formação adequada para trabalhar nos cursos a distância. O Programa contribuirá significativamente para assegurar a qualidade dos cursos atualmente ofertados nessa modalidade de ensino.
Assim, o objetivo geral do Mestrado é contribuir para a formação de profissionais qualificados para desenvolver materiais, principalmente conteúdos e ferramentas, para Educação a Distância, bem como, planejar e gerenciar cursos na referida modalidade.


Objetivo Específicos:

  • Formar gestores para Educação a Distância, considerando as peculiaridades que envolvem o planejamento, a execução e a avaliação de cursos a distância;
  • Estimular a construção de competências para a elaboração de materiais didáticos, considerando o processo de mediação pedagógica;
  • Desenvolver projetos inovadores que tenham como princípio inserir no âmbito da Educação a Distância novas possibilidades educacionais, tecnológicas e de gestão;
  • Fomentar pesquisas e desenvolvimento de materiais nas áreas de Tecnologia, Educação a Distância e Gestão.

Publico alvo:

Profissionais que estejam interessados em tecnologia e gestão em EAD (matrícula somente realizada através de pessoa jurídica).

Linha de Pesquisa 01: Gestão e produção de conteúdos para Educação a Distância

Trata de temas ligados ao planejamento e implementação de cursos na modalidade a distância, como também a produção de conteúdos para Educação a Distância. Considerando os desafios constantes em relação à qualificação profissional de gestores, professores e diversos profissionais que atuam na Educação a Distância.



Linha de Pesquisa 02: Ferramentas Tecnológicas para Educação a Distância

Nessa linha de pesquisa poderão ser desenvolvidos projetos para a construção de produtos e inovações tecnológicas para o processo de ensino-aprendizagem a distância. Alguns produtos e metodologias poderão ser desenvolvidos por meio de projetos filiados à presente linha de pesquisa, tais como: materiais didáticos impresso e multimídia, bem como projetos e propostas de gestão diversificadas para a modalidade a distância.

Matriz Curricular

Disciplinas Obrigatórias Carga Horária Créditos
Educação a Distância 60 4
Seminários I 15 1
Seminários II 15 1
Seminários III 15 1
Seminários IV 15 1

Disciplinas Eletivas Carga Horária Créditos
Avaliação da Aprendizagem em Educação a Distância 60 4
Comunicação e Mídias na Educação a Distância 60 4
Desenvolvimento de Ferramentas 60 4
Estágio Docência 60 4
Estatística Aplicada 60 4
Métodos e Técnicas de Pesquisas em Educação a Distância 60 4
Objetos de Aprendizagem para EAD 60 4
Planejamento e Gestão em Educação a Distância 60 4
Práticas de Linguagem na Educação a Distância 60 4
Processos de Ensino-Aprendizagem em Educação a Distância 60 4
Softwares Educacionais 60 4
Tópicos Avançados em Ferramentas Tecnológicas 60 4
Tópicos Avançados em Gestão e Produção de Conteúdos 60 4

Corpo Docente


Em construção



Corpo Discente

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância visa formar profissionais críticos capazes de resolver problemas práticos, garantindo uma atuação de qualidade no mercado de trabalho, seja na esfera pedagógica, gerencial ou de desenvolvimento de ferramentas.
Entre as funções que poderão ser desempenhadas pelos profissionais, destaca-se: professor-autor, coordenador, designer instrucional e mediador pedagógico, dentre outros. Os profissionais atuarão, entre outros, em universidades, centros tecnológicos, escolas, órgãos governamentais e empresas privadas.



2013

  • Juliana Siqueira Sercundes
  • Maurício dos Santos Neves
  • Michelle dos Santos Moraes
  • Paula Basto Levay
  • Walkiria Cavalcanti Prado


2012

  • Alessandra Falcão Teixeira
  • Alice Vieira Pascoal de Macedo
  • Antônia de Souza dos Santos
  • Carmem Lúcia de Oliveira Marinho
  • Charisma Cristina Alvez Tomé dos Santos
  • Danielle da Silva Santos
  • Flávio Marinho dos Santos
  • Jorge Luiz de Araújo
  • Renata Andrade de Lima e Souza
  • Rita Ferreira Gonçalves da Silva
  • Roberta Gonçalves Gomes Marques
  • Ronaldo José Nilo de Souza
  • Sarah Jackelliny da Silva Rodrigues
  • Suely Morais de França
  • Valdir Soares Fernando


2011

  • Afonso Augusto Guimarães Bione
  • Águeda Rosane Mascarenhas do Rego
  • Andréa Cavalcanti Macedo
  • Ângelo Nunes da Silva
  • Antão Marcelo Freitas Cavalcanti
  • Domitila Severina da Silva e Silva
  • Inalda Lúcia de Barros
  • Jacilene Santos Pereira da Silva
  • Maria Elizabeth de Oliveira Costa
  • Michele Rodrigues de Albuquerque
  • Rosa Maria de Lima Gomes
  • Rosana Florêncio Monteiro de Souza
  • Saulo França de Miranda Freire
  • Walmir Soares da Silva Junior
  • Willyans Garcia Coelho

Publicações


Em construção



Regimento Interno


Regimento Interno do Programa

[Acesse aqui as informações]


Parceiros


Livraria Internacional SBS - Special Book Services

www.sbs.com.br


CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

www.capes.gov.br

Dissertação


De acordo com o Regimento do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância, após a defesa de dissertação de mestrado, o aluno deverá:

  • Realizar as correções designadas pela Banca Examinadora na dissertação e produto;
  • Cumprir o cronograma para entrega das correções da dissertação:
    • 30 dias - Entrega da dissertação com as reformulações e/ou correções propostas pela Banca Examinadora em versão impressa e digital, pelo aluno, à Secretaria do Programa;
    • 10 dias - Leitura e aceite, por todos os membros da banca examinadora, com as devidas assinaturas, das reformulações e/ou correções efetivadas. Caso as reformulações e/ou correções propostas pela banca não tenham sido efetivadas, o mestrando terá mais 10 dias para finalizá-las;
    • 10 dias - Conclusão das reformulações e/ou correções propostas.
    • 10 dias - Leitura e aceite, por todos os membros da banca examinadora, com as devidas assinaturas, das reformulações e/ou correções efetivadas.
  • Após os membros da Banca Examinadora terem examinado e aprovado a versão final da dissertação, o aluno deverá solicitar as assinaturas em 10 folhas de rosto (as assinaturas deverão ser originais nas 10 páginas);
  • Solicitar a ficha catalográfica na Biblioteca Central da UFRPE;;
    • Baixe aqui o modelo de solicitação da Ficha catalográfica
    • Obs1: Confirme os dados recebidos antes de imprimir;
    • Obs2: Imprimir no verso da folha de rosto;
    • Obs3: Só solicite a ficha catalográfica quando a versão final for aprovada por todos os membros da Banca Examinadora;
      *Em caso de dúvida, entre em contato com a Biblioteca Central da UFRPE - setor de Processos Técnicos: 3320-6183.
  • Encadernar os 10(dez) exemplares conforme o modelo do Programa:

Em até 60 dias, o aluno deverá entregar:

  • 10 (dez) cópias impressas da redação final da Dissertação devidamente assinadas pelo Presidente e demais membros da Banca Examinadora;
  • Produto da dissertação;
  • Declaração do orientador aprovando o Produto;

    Clique aqui para baixar o Modelo de declaração
  • Termo de Autorização para publicação da dissertação em meios de divulgação científica;

    Clique aqui para baixar o Termo de Autorização
  • Dissertação em formato digital (PDF);
    • Obs.: Nomear os arquivos conforme o modelo correto abaixo:
      Modelo errado - Dissertação sobre Projeto X.pdf

      Modelo Correto - Dissertacao-sobre-projeto-X.pdf
      *Remover acentos e espaços entre as palavras;

Em até 120 dias, o aluno deverá entregar:

  • 01 cópia do artigo da dissertação;
  • 02 cópias da comprovação de submissão do artigo para periódico da área de EDUCAÇÃO de Qualis CAPES A1, A2, B1 ou B2;
  • 01 cópia da comprovação do Qualis do periódico escolhido (pode ser impresso através do site da CAPES).

Observações importantes:

  • Todos os exemplares da dissertação deverão conter a assinatura original do Presidente e dos membros da Banca Examinadora (não pode ser cópia de uma via assinada);
  • Após o cumprimento destes procedimentos, o aluno deverá aguardar comunicado da Secretaria para que possa dirigir-se ao DRCA para fazer solicitação de documentos;
  • O artigo a ser submetido ao Periódico escolhido deverá ser, obrigatoriamente, em conjunto com o orientador e tratar dos resultados da dissertação;
  • Não serão aceitos artigos submetidos a Periódicos que não sejam do Qualis A1, A2, B1 ou B2 da área de EDUCAÇÃO;
  • Prazos:
    • O aluno tem o prazo de até 60 (sessenta) dias para entregar os 10 exemplares da dissertação, dissertação em meio digital (PDF) e Produto da dissertação à Secretaria do Programa;
    • Regimento Interno do PPGTEG, Seção VIII – Dissertações, Art 60, § 2º: ”Para os casos em que haja a necessidade de reformulação e/ou correções, a critério da Banca Examinadora, será dado um prazo máximo de 60 (sessenta) dias para que as correções sejam executadas. Caso não seja cumprido, o aluno perderá o direito a receber o diploma”.
    • O aluno tem o prazo de até 120 (cento e vinte) dias para entregar o artigo da dissertação, bem como comprovante de submissão ao Periódico escolhido e comprovante do Qualis CAPES do Periódico.